Marcos Penido foi reeleito presidente do Fórum Nacional de Secretários de Minas e Energia

Eleição ocorreu em evento virtual e decisão foi unânime por representantes de 12 estados brasileiros

Em reunião online que aconteceu na última quinta-feira, 18 de março, o secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Marcos Penido, foi reconduzido como presidente do Fórum Nacional de Secretários de Estado de Minas e Energia (FNSEME), função que já exerce desde 2019. O Secretário de Planejamento, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação do estado do Amazonas, Jório Veiga, foi escolhido como vice-presidente, também por unanimidade.

À frente da entidade Penido manteve durante este período de pandemia, por exemplo, diálogos com a Aneel, ANP e Petrobras para medidas emergenciais de suspensão de cortes por inadimplência de energia elétrica e de gás e da flexibilização do consumo de gás por grandes consumidores. Penido participou também dos debates entre os estados e o Governo Federal para consenso do Projeto de Lei nº 4476/2020 (nova lei do gás), aprovado esse semana pelo Congresso, que viabiliza a abertura do mercado setorial no país.

A encontro virtual contou com representantes do Paraná, Amazonas, Ceará, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Alagoas, Espírito Santo, Tocantins, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Rio Grande do Norte e Pernambuco. Além da eleição, o evento ainda contou com uma apresentação sobre Diesel Verde por executivos da ABIOVE, APROVIO e UBRABIO, e do balanço das ações na Gestão 2019-2020.