Copel estende prazo de chamada pública para compra de energia de pequenos geradores

Os interessados poderão enviar as propostas até o dia 18 de junho de 2021

A Copel prorrogou o prazo da chamada pública para contratação de energia proveniente de autogeradores. Os interessados poderão enviar as propostas até o dia 18 de junho de 2021.

Segundo a distribuidora, antes do prazo final para a inscrição será realizado um webinar para explicar os principais tópicos da chamada e tirar dúvidas dos potenciais participantes. O seminário online está agendado para o dia 24 de março, das 14h30 às 16h30, e pode ser assistido gratuitamente pelo Youtube.

O edital da chamada pública foi lançado em novembro de 2020 e autorizado pela Aneel mediante solicitação feita pela Copel para implantar esse projeto-piloto de cinco anos. A previsão é contratar até 50 MW médios de energia nessa modalidade, equivalente a 438 mil MWh/ano ou 1,9% de sua carga anual.

O objetivo da chamada é atrair produtores independentes de pequeno e médio porte, incluindo minigeradores, aproveitando ainda mais o potencial energético do Estado, com capacidade para operar de maneira conectada. Para vender à Copel, os autogeradores terão de constituir uma microrrede, um sistema elétrico independente, que funciona como uma “ilha de energia”, integrando à rede de distribuição geração, armazenamento e consumo.

A chamada vai abranger acessantes que geram de 1 a 30 MW (potência capaz de atender 100 mil consumidores), sem restrição da fonte geradora, com custo máximo de venda de R$ 311/MWh. Os proponentes terão de dar garantias de sustento de geração para atender a microrrede e controle sobre a potência por, pelo menos, cinco horas ininterruptas. Este critério foi estabelecido em comum acordo entre Copel e Aneel.

Para maiores informações sobre a chamada pública, cronograma e edital, acesse aqui