Enel SP adota nova tecnologia para treinamento de eletricistas

Treinamento em realidade virtual acontecerá em sala no Centro de Treinamento de Guarapiranga

A Enel SP inaugurou uma nova sala de realidade virtual para o treinamento de eletricistas. O local foi instalado no Centro de Treinamento da concessionária em Guarapiranga, na Zona Sul da capital paulista. O novo espaço permitirá aos profissionais da companhia uma imersão em cenários próximos à realidade diária da operação de uma rede elétrica, simulando situações de perigo e adversidades dentro de um ambiente controlado.

A concessionária informou que o treinamento em realidade virtual contará com uma carga horária estimada em 8 horas e irá compor a trilha de desenvolvimento dos eletricistas da companhia. Atualmente, os colaboradores são submetidos a uma série de capacitações técnicas, teóricas e práticas, que são feitas todos os anos para qualificação e aprimoramento nas atividades em Redes de Distribuição Elétrica.

Segundo a Enel, durante o treinamento em realidade virtual o eletricista opera o equipamento por meio de um controle em cada uma das mãos e um óculos de realidade virtual. O exercício é exibido para outros colaboradores presentes no local por meio de uma televisão. A sala virtual tem a capacidade de treinamento para 16 colaboradores ao dia. Porém, devido aos protocolos adotados pela companhia durante a pandemia do novo coronavírus, o número precisou ser reduzido para 9 pessoas para seguir as recomendações sanitárias. Confira o vídeo do treinamento com realidade virtual no Canal da companhia.