ABB e Amazon Web Services impulsionam frotas para um futuro totalmente elétrico

Empresas anunciaram uma colaboração para desenvolver uma solução digital baseada em nuvem para o gerenciamento de frotas de veículos elétricos (EVs) em tempo real

Uma parceria entre a ABB, especialista em mobilidade elétrica, e a Amazon Web Services (AWS), uma empresa da Amazon.com, especialista em tecnologias em nuvem e conhecimentos de software, está desenvolvendo um projeto com uma solução digital baseada em nuvem para o gerenciamento de frotas de veículos elétricos (EVs) em tempo real. A nova plataforma, que está prevista para ser implementada na segunda metade de 2021, oferecerá uma experiência de usuário personalizada em uma plataforma de visão única. Do ponto de carga do EV ao painel de dados da frota, tornando o processo mais eficiente e maximizando a confiabilidade.

Atualmente, 23% das emissões globais de gases com efeito estufa relacionados com a energia são causados pelo setor dos transportes. Para impulsionar o progresso das frotas EV, a ABB criou, em Berlim, uma frente de trabalho para o desenvolvimento de tecnologias personalizadas, escaláveis e econômicas para operadores de frotas que podem ser usadas por todos os OEMs. Ao trabalhar com a AWS, esta nova empresa irá conceber a solução de gestão de frotas interoperável para trabalhar com todos os tipos de veículos e infraestruturas de carregamento. Utilizando o conceito de machine learning e análise de dados, tal solução incluirá um atraente conjunto de características e recursos, incluindo o planejamento do carregamento e a monitorização em tempo real, com ações para o bom funcionamento e manutenção dos veículos, além da otimização de rotas com base na hora do dia, no tempo e nos padrões de utilização.

Para a ABB, as empresas partilham uma visão semelhante em torno do potencial da eMobilidade para transformar a sociedade. E a experiência combinada apoia o objetivo comum de tornar a gestão da frota EV mais simples e mais acessível. Já para a AWS, a combinação das empresas trará conhecimentos, agilidade e a escala que a nuvem proporciona à indústria de veículos elétricos e ajudará os clientes a fazerem uma transição bem sucedida para um futuro com menos emissões.