A mudança de controle acionário da CEB- D (DF) completou um mês com resultados recordes e consistentes. Decorridos os primeiros 30 dias sob a gestão da Neoenergia, a empresa implementou inovações comerciais e operacionais. Em curtíssimo prazo, a companhia conquistou, em março, um dos melhores índices da qualidade do fornecimento de energia já registrado na série histórica do mês, no Distrito Federal. A marca é resultado do processo de modernização, ampliação e automação do sistema elétrico, previsto no plano de negócio. No âmbito comercial, a distribuidora realizou seis vezes mais negociações que a média mensal, dando oportunidade aos clientes a pagarem suas contas. As ações têm a finalidade de aumentar a satisfação dos 1,1 milhão de clientes.
O índice que afere a duração média de interrupção por clientes alcançou a marca de 0,5 horas. O desempenho é 12% melhor que o registrado no mesmo período do ano passado. Na prática, significa que os consumidores contam com um fornecimento mais contínuo e confiável, com menos horas de falta de energia. De acordo com o presidente da CEB-D, Frederico Candian, é apenas o início da jornada para transformar a distribuidora em uma empresa de referência nacional do setor. Segundo ele, os resultados obtidos no primeiro mês são expressivos e indicam o caminho certo para conquistar cada vez a satisfação dos clientes e melhorar a qualidade dos serviços. O plano de investimentos para modernizar e automatizar a rede foi iniciado, trazendo impactos positivos tanto para a população quanto para a atração de novos investimentos no Distrito Federal.
A CEB-D inspecionou todas as 42 SEs da área de concessão com o auxílio de tecnologia de realidade aumentada. Imagens captadas por óculos especiais com uma câmera acoplada eram enviadas em tempo real para análise de engenheiros especializados que se encontravam nas cidades de Salvador (BA) e em Campinas (SP). A mesma inovação será utilizada para inspeção das redes subterrâneas. As equipes técnicas também promoveram inspeções em mais de mil quilômetros de redes de distribuição e subtransmissão para direcionar as execuções das manutenções nos próximos meses.
Ainda em março, entrou em operação, no Recanto das Emas, uma tecnologia de ponta em automação da rede ainda inédita no DF. Denominado Self-healing, o sistema de inteligência isola um eventual defeito na rede e promove a recomposição automática do fornecimento de energia na maior parte da área afetada. A inovação já está beneficiando mais de 8,8 mil habitantes da região. Até o fim do ano, mais 20 outros sistemas devem ser instalados em diferentes localidades. A intenção é assegurar a continuidade do serviço prestado pela CEB-D, melhorando a qualidade do fornecimento de energia para os clientes da distribuidora.
As ações comerciais também já apresentam resultados expressivos. Em 30 dias, foram negociadas mais de 6,2 mil faturas em aberto. Com foco no relacionamento com o cliente, a CEB-D reestruturou os canais de negociação e flexibilizou as possibilidades de pagamento. Entre as iniciativas, a empresa reduziu a entrada de quitação de dívida para 20%, com parcelamento em 12 vezes no cartão de crédito. A distribuidora também anunciou a parceria com o aplicativo RecargaPay, que concede desconto de R$ 20 reais na primeira quitação da fatura do cliente utilizando a plataforma.
Simultaneamente, os clientes comerciais e industriais foram convidados a negociarem débitos, com condições diferenciadas. Além disso, a empresa iniciou a campanha Saldão 30%, que concede 100% de isenção de multa, juros e correção monetária de contas atrasadas a mais de 180 dias. A empresa também está priorizando os trabalhos direcionados para locais dedicados ao enfrentamento da Covid-19. Com o agravamento da pandemia, a distribuidora realizou o mapeamento de 45 centros médico-hospitalares no DF, por onde iniciamos as ações preventivas de inspeção e manutenção da rede elétrica.
A CEB-D tem dedicado atenção especial na fiscalização e regularização de ligações clandestinas. Em um mês, foram promovidas 4.054 inspeções para remover irregularidades que colocam em risco e vida de pessoas, prejudicam o fornecimento e representam prejuízo para toda a população. As ações contribuíram também com recuperação de mais de 11 milhões de kWh de energia, o suficiente para abastecer 54 mil unidades durante um mês.