Chesf realiza primeiro ensaio virtual de transformador

Testes em equipamento trifásico de 100 MVA foram realizados no laboratório de alta tensão da Weg em Blumenau

A Chesf realizou o primeiro ensaio virtual de um transformador regulador trifásico em 230/69-13,8 kV e 100 MVA, de potência, visando a instalação na SE Matatu, em Salvador (BA). O empreendimento constitui a instalação do 4º transformador de potência e conexões associadas, instalação do 2º reator de aterramento, além de serviços auxiliares, que integram a ampliação e reforma da subestação, representando uma RAP de R$ 3,1 milhões.

A ação aconteceu em parceria com a fabricante Weg, que já contava com a estrutura para realizar os ensaios de modo remoto em seu laboratório de alta tensão, na fábrica de transformadores em Blumenau (SC) e acompanhados virtualmente pela Chesf em Recife (PE), no período de 3 a 24 de março desse ano.

Os ensaios são testes realizados para assegurar a correta manufatura e atendimento a requisitos de especificações técnicas da companhia, procedimentos de redes e Normas ABNT, procedimentos essenciais para assegurar o bom funcionamento do equipamento no Sistema Interligado Nacional (SIN).