Líder em Geração Distribuída no país, Minas Gerais ultrapassou a marca de 1 GW em potência instalada na modalidade, resultado registrado na última terça-feira, 13 de abril, segundo dados compilados pela Aneel, que apontam para 84.248 usinas de microgeração e minigeração instaladas no estado, beneficiando mais de 120.929 unidades consumidoras.
Minas concentra um quinto da potência instalada nacional em GD, atualmente em 5,4 GW. A fonte solar é de longe a mais utilizada na região e em todo Brasil, respondendo por 96% dos sistemas, seguida pelo aproveitamento do potencial hídrico e pelas usinas a biomassa ou biogás, ambos com 2%.
O presidente da Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD), Carlos Evangelista, destacou o empenho de empresários e políticos mineiros, que isentaram o imposto ICMS para a fonte no começo do ano e que atuam na frente parlamentar no projeto de lei que pode ser considerado um Marco Legal da GD, uma contraproposta frente aos impasses da revisão da Resolução Normativa nº 482 da Aneel, que regula a modalidade.