Programa de Integridade de Furnas é aprovado para avaliação Empresa Pró-Ética 2020-2021

Para a estatal, o selo é o reconhecimento do comprometimento com a prevenção e combate à corrupção

Furnas teve seu Programa de Integridade aprovado para avaliação da Empresa Pró-Ética 2020-2021. A iniciativa é promovida pela Secretaria de Transparência e Prevenção da Corrupção, órgão da Controladoria-Geral da União, com a parceria do Instituto Ethos e de instituições que buscam incentivar as empresas brasileiras e as multinacionais que atuam no Brasil a promoverem a cultura organizacional de integridade e, de forma voluntária, implementarem medidas que previnam, detectem e remedeiem atos de corrupção e fraude.

A empresa destacou que os benefícios da obtenção do Selo Pró-Ética são o reconhecimento público do comprometimento com a prevenção e combate à corrupção, a publicidade positiva com a possibilidade de uso da marca Pró-Ética e a avaliação do Programa de Integridade de Furnas com análise detalhada das medidas implementadas.

De acordo com a estatal, o programa, que tem o engajamento da alta administração da empresa, conta com avaliação de riscos, due diligence de terceiros, comunicação às partes interessadas, monitoramento, revisão e independência, entre outros procedimentos de análise. A próxima fase do selo prevê avaliação dos programas de integridade das empresas admitidas, por meio da análise criteriosa das respostas ao extenso questionário de avaliação, que é enviado na fase de admissibilidade, bem como a verificação de todas as evidências encaminhadas. A última etapa ocorrerá em novembro deste ano.