Consumo de energia cai 1,26% em março, aponta Índice Comerc

Após alta em janeiro com 0,99% e fevereiro com 4,97%, respectivamente, consumo de energia em março registrou leve queda em março, reflexo de novas medidas restritivas

O Índice Comerc Energia apontou que o mês de março fechou com leve queda no consumo de energia de 1,26% em comparação ao mês anterior. Segundo o levantamento, a imposição de novas medidas restritivas para controle da pandemia de coronavírus foi o que impactou a queda no consumo de energia em todo o país.

Após um início de ano com duas altas consecutivas – 0,99% em janeiro e 4,97% em fevereiro –, acompanhando a retoma das atividades econômicas, em março o consumo de energia apresentou queda de 1,26% em comparação ao mês anterior. O desempenho foi influenciado, principalmente, pelo setor Comércio e Varejista, único a registrar queda de dois dígitos (-15,05%).

Ao todo, seis dos 11 setores apresentaram queda no consumo de energia em março. Já na comparação com 2020, o consumo consolidado em março deste ano apresentou aumento de 8,84% – tendo em vista que, em março de 2020, já foi possível sentir os primeiros impactos no consumo, que se intensificaram em abril e maio.

“Desde novembro percebe-se um movimento de retomada e, apesar desta ligeira queda no consumo de energia em março, esperamos que seja algo pontual e que, no segundo trimestre, a atividade industrial volte a demonstrar aquecimento”, disse o vice-presidente do Grupo Comerc, Marcelo Ávila.