Enel SP investe R$ 10,5 milhões em obras da SE Itapevi

Concessionária irá realizar a substituição dos transformadores e digitalização dos painéis de controle da subestação

A Enel SP deu início às obras de ampliação e modernização da subestação Itapevi, localizada na região metropolitana de São Paulo. O projeto receberá investimento de R$ 10,5 milhões e beneficiará cerca de 40 mil clientes dos municípios de Itapevi, Cotia e Santana de Parnaíba.

Segundo a distribuidora, os recursos serão aplicados para ampliar a capacidade de fornecimento de energia da subestação em 26 MVA. O projeto consiste na instalação de dois transformadores de maior capacidade, além da implementação de sistema de proteção e controle digitais de última geração, otimizando a operação remota da subestação pelo Centro de Operação da Distribuição, em Barueri (SP).

A companhia ressaltou ainda que o projeto de ampliação e modernização da subestação Itapevi irá contribuir para elevar a flexibilidade operacional e a confiabilidade do sistema elétrico de distribuição, e está em linha com o processo de digitalização da rede elétrica da Enel SP, cujo objetivo é melhorar os indicadores de qualidade do fornecimento de energia. Além disso, as obras de ampliação da capacidade de transformação da subestação permitirão acompanhar o crescimento do mercado consumidor, fomentando o desenvolvimento socioeconômico das cidades beneficiadas, ao viabilizar a expansão de clientes industriais e comerciais.