ABGD lança road show de cursos de qualificação em energia solar

O projeto, que tem patrocínio da Huawei, visa qualificar profissionais e estimular iniciativas empreendedoras com energias renováveis

A Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD) vai iniciar o projeto Road Show Huawei Solar, que consiste numa unidade móvel totalmente adaptada para cursos de qualificação, com sala de aula, espaço para workshops e uma casa com cozinha e lavanderia, totalmente equipada, abastecida por um sistema de microgeração distribuída on-grid e off-grid real, que será utilizada para as atividades demonstrativas.

A iniciativa, cujo principal patrocinador é a Huawei, também tem o apoio da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo (SIMA) e de outras empresas do mercado de energia solar, que levará cursos básicos sobre instalação de sistemas fotovoltaicos para mais de 50 cidades, percorrendo os principais estados do Brasil. A partida está prevista para o dia 3 de maio.

A ABGD informou que o projeto tem três objetivos: conscientizar a população sobre a importância de usar fontes renováveis para a geração de energia; qualificar, com uma sala de aula itinerante, profissionais interessados na instalação de sistemas fotovoltaicos e levar conhecimento para regiões de difícil acesso. O curso conta com uma carga horária de 8 horas, que inclui noções básicas de regulamentação de geração distribuída de energia elétrica, dimensionamento preliminar de projetos solares fotovoltaicos, segurança e qualidade das instalações e vendas. A expectativa, segundo a ABGD, é capacitar mais de 2 mil pessoas ao longo do trajeto, que prevê um circuito de 12 meses na estrada.

Para realizar o curso, é necessário se inscrever pelo site www.roadshowhuaweisolar.com.br e levar 1 kg de alimento não perecível no dia do treinamento. A ABGD também vai convidar empresas locais para contribuir com doações de alimentos, que serão entregues a uma instituição da própria cidade em que a unidade está presente.