A área de GE Grid Solutions da GE Renewable Energy e a Hitachi ABB Power Grids anunciaram na última terça-feira, 27 de abril, um acordo de licenciamento cruzado não exclusivo relacionado ao uso de um gás alternativo ao hexafluoreto de enxofre (SF6) nos equipamentos de alta tensão, com impacto ambiental significativamente inferior.
As empresas atuantes no setor global de transmissão de energia compartilharão propriedade intelectual complementar de suas respectivas soluções livres de SF6, o que deve ajudar a acelerar o uso de gases alternativos com base em fluoronitrila, mais ecoeficientes e sustentáveis.
Um relatório recente da Comissão da União Europeia concluiu que equipamentos de manobra que fazem uso de mistura de gases à base desse composto podem ser a única alternativa viável quando o espaço disponível é limitado.
Por quase meio século, o SF6 tem sido a norma na indústria de transmissão e distribuição de energia elétrica devido às suas propriedades físicas únicas. No entanto, é um potente poluente que contribui para o aquecimento global quando liberado na atmosfera.
O acordo entre as partes abre caminho para que nos próximos anos haja uma padronização de soluções sem hexafluoreto de enxofre para equipamentos de alta tensão, o que permitirá às concessionárias de energia e da indústria acelerarem a redução das emissões de poluentes ao efeito estufa. Paralelamente a parceria também deve facilitar a capacidade das companhias de planejar, operar e manter suas redes graças a serviços padronizados e ao uso de aparelhos auxiliares em comum.
“Fomos pioneiros neste gás à base de fluoronitrila, batizado de g3, e posteriormente desenvolvemos uma ampla linha de produtos livres de SF6, e que estão disponíveis comercialmente desde 2015 com as mesmas dimensões compactas e o mesmo desempenho dos equipamentos tradicionais”, comentou o CEO da GE Grid Solutions, Heiner Markhoff.
Já o Diretor Geral da unidade de negócios High Voltage Products da Hitachi ABB Power Grids, Markus Heimbach, destacou o compromisso com um futuro neutro em carbono e com a aceleração da transição energética.
“Sempre estivemos na vanguarda das subestações isoladas a gás (GIS) que se tornaram facilitadores essenciais para a urbanização e instalamos o primeiro GIS livre de SF6 que reduz significativamente as emissões”.
As duas empresas irão manter o desenvolvimento de produtos, fabricação, vendas, marketing e atividades de serviço e manutenção de suas soluções de gás completamente independentes, assim como continuarão a conceder e definir os termos da licença de suas respectivas propriedades intelectuais dessa forma, preservando assim a diversidade da base de fornecedores para a indústria e a concorrência leal.