Um mapeamento realizado pela Votorantim Energia, constatou que a Serra do Araripe, no sertão de Pernambuco, se tornou a cidade escolhida pela maior parte dos funcionários das empresas de energia verde, migrantes de outras partes do país. Pensando nisso, a partir de agora, o município com mais de 84 mil habitantes, contará com um curso técnico que vai formar trabalhadores entre os jovens locais.

O Curso Profissionalizante Sistemas de Energia Renovável se tornou possível através da parceria da Votorantim Energia com o Itaú Educação e Trabalho e o Governo do Estado de Pernambuco. As aulas tiveram inicio em fevereiro, na Escola Técnica Estadual Pedro Muniz Falcão, com 90 alunos a partir de 14 anos. A grade curricular, preparada voluntariamente por profissionais da Votorantim Energia, apresenta alta carga técnica, ensino prático nas unidades da companhia em Pernambuco e no Piauí, e conteúdo humano, preparando os alunos para o perfil de profissional que a nova economia demanda.

A Votorantim Energia destacou que a intenção é preparar esses jovens para a inserção no mercado de energia limpa e renovável, uma vez que a região é uma das melhores, no mundo, para as produções eólica e solar, e está em franca expansão. Eles poderão trabalhar não apenas na Votorantim Energia, mas em várias outras empresas da cadeia. A companhia está na região com dois complexos eólicos no Piauí e em Pernambuco, área em que constrói mais dois complexos, previstos para entrar em operação em 2022.