A Petrobras concluiu a venda da participação de 10% na Nova Transportadora do Sudeste (NTS) para a Nova Infraestrutura Gasodutos Participações. O valor da transação foi de R$ 1,8 bilhão. Considerando o desconto de dividendos, juros sobre capital próprio e restituição por meio de redução de capital recebidos pela Petrobras ao longo do ano de 2020 e de 2021 e os demais ajustes previstos no contrato em função da data-base, a transação foi concluída pelo valor de R$ 1,5 bilhão, integralmente quitado na data de hoje.
A venda faz parte da estratégia da companhia em promover abertura do setor de gás natural no Brasil e está de acordo com as diretrizes para desinvestimentos da petroleira e com o regime especial de desinvestimento de ativos pelas sociedades de economia mista federais.
Com venda, a NTS passa a ter a seguinte composição acionária: NISA com 10% de participação; FIP, fundo de investimentos gerido pela Brookfield Brasil Asset Management Investimentos Ltda., com 82,35% de participação; e Itaúsa com 7,65% de participação acionária.
Venda de gasodutos
A Petrobras também deu início à fase vinculante referente à venda da totalidade de suas participações, de 51%, na Transportadora Gasoduto Bolívia-Brasil e de 25%, na Transportadora Sulbrasileira.
A companhia informou que os potenciais compradores habilitados para essa fase receberão carta-convite com instruções detalhadas sobre o processo de desinvestimento, incluindo orientações para a realização de due diligence e para o envio das propostas vinculantes.