O Cepel está focado no desenvolvimento de uma PMU (Phasor Measurement Unit) mais rápida, capaz de detectar fenômenos como falhas em conversores de corrente contínua (HVDC) a partir de medições na parte alternada. A ideia foi apresentada pelo pesquisador José Eduardo da Rocha Alves Junior, durante o NASPI Work Group Virtual Meeting, que ocorreu de forma virtual entre 13 e 15 de abril, reunindo mais de 100 profissionais da comunidade científica nacional e internacional.
Segundo o Cepel, fato de a PMU ser mais rápida do que tradicionais permitirá observar situações de transitórios mais rápidos, oriundos, sobretudo, de dificuldades envolvendo FACTS (flexible alternating current transmission systems). O pesquisador José Eduardo explicou em um comunicado à imprensa, o diferencial da PMU, que a torna mais rápida.
“Normalmente, uma unidade de medição fasorial (PMU) processa um fasor para um ciclo inteiro da onda senoidal elétrica. Estes fasores são, então, exportados com esta taxa, que, no Brasil, corresponde a 60 Hz. A PMU desenvolvida neste projeto é mais rápida porque ela realiza o processamento dos fasores em seções de um ciclo da onda de 60 Hz. Por exemplo, se dividirmos o ciclo em oito partes, serão oito fasores no total, cada um correspondendo a cada seção. O algoritmo calcula o fasor correspondente à melhor senoide que se encaixa em cada seção. Portanto, considerando o exemplo dado, serão exportados oito fasores por ciclo, a 480 Hz, multiplicando desta forma a banda de frequência original por oito. Esta PMU foi denominada FC-PMU (Fractional Cycle Phasor Measurement Unit)”.
O Cepel informou que nas simulações já foi possível demonstrar que a FC-PMU é capaz de observar ocorrências em inversores de sistemas de HVDC, quando instalada na barra CA próxima aos equipamentos. Outra possibilidade diz respeito a sistemas de HVDC multi-infeed, onde há mais de um link HVDC. Instalando-se a FC-PMUs nas barras CA próximas aos inversores destes arranjos, é possível obter a identificação, em tempo real, de qual link foi responsável inicial por algum evento no sistema elétrico.
O trabalho vem sendo desenvolvido na tese de doutorado do ex-bolsista do Cepel José Renato Cozzolino de Souza, sob orientação de José Eduardo e do professor Glauco Taranto, da Coppe/UFRJ. O Cepel possui um Laboratório, o Laboratório de Medição Fasorial Síncrona (LabPMU), onde é possível desenvolver estudos e projetos de pesquisa envolvendo a aplicação de PMUs e vislumbrando a possibilidade de desenvolver uma PMU com banda de frequência alargada para deteção de fenômenos mais rápidos que podem ocorrer no sistema elétrico.