A Enel está apoiando e contribuindo com a campanha de crowdfunding, lançada na plataforma Eppela, para a arrecadação de fundos em prol do desenvolvimento da Avanchair, uma cadeira de rodas de última geração operada por sistemas de movimento automático. A campanha tem duração prevista de cerca de 40 dias e tem como objetivo atingir 130.000 euros, valor necessário para construir o protótipo para o mercado. A Enel está contribuindo com uma doação de até 50.000 euros.
A Enel declarou em nota, estar feliz em apoiar o desenvolvimento de um projeto inovador que pode melhorar a vida de milhões de pessoas que vivem com cadeiras de rodas.
A Avanchair declarou que a diferença entre o projeto Avanchair e as cadeiras de rodas eletrônicas atuais no mercado é que ele possui novos recursos que se concentram no apoio aos usuários durante as atividades de vida diária (AVD) e atividades instrumentais de vida diária (AIVD). A verdadeira vantagem da Avanchair é a forma revolucionária com que simplificou a transferência do usuário entre a cadeira de rodas e as outras plataformas onde eles precisam chegar no dia a dia, possibilitando também o monitoramento da saúde do usuário por meio da IoT. Ao usar sensores IoT, a cadeira não só é capaz de monitorar os sinais vitais de uma pessoa, mas também pode fornecer suporte em operações de assistência remota e se integrar com plataformas de e-health.
Finalmente, graças ao dispositivo JuiceAbility da Enel X, a cadeira de rodas Avanchair pode ser carregada por meio de infraestruturas de carregamento de carros elétricos. A JuiceAbility usa um cabo inteligente e um aplicativo para reconhecer as baterias das cadeiras de rodas e conectá-las ao sistema de estação de carregamento para carros elétricos.