Projeto Road Show da ABGD certifica vinte pessoas

Curso promovido pela ABGD e Huawei pretende capacitar mais de 2 mil pessoas ao longo do trajeto

O curso básico Fundamentos e Dimensionamento do Sistema Fotovoltaico, promovido pela Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD), com patrocínio da Huawei e o apoio da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo (SIMA), certificou vinte pessoas através do projeto Road Show Huawei Solar, na cidade de Iguape, na região do Vale do Ribeira, interior de São Paulo.

O projeto, que recebeu apoio internacional e foi selecionado pelo The ClimateGroup para receber aportes do Future Fund, fundo que contribui com medidas para minimizar os impactos das mudanças climáticas, irá percorrer 60 cidades em 13 estados brasileiros. Depois de Iguape, será a vez de Miracatu, também no Vale do Ribeira, que receberá a Unidade Móvel.

A Unidade Móvel é totalmente adaptada para cursos de qualificação, com sala de aula, espaço para workshops e uma casa com cozinha e lavanderia, totalmente equipada, abastecida por um sistema de microgeração distribuída on-grid e off-grid real, que é utilizada para as atividades demonstrativas. O curso tem carga horária de 8 horas e inclui noções básicas de regulamentação de geração distribuída de energia elétrica, dimensionamento preliminar de projetos solares fotovoltaicos, segurança e qualidade das instalações e vendas.

Segundo a ABGD, a expectativa é capacitar mais de 2 mil pessoas ao longo do trajeto, que prevê um circuito de 12 meses na estrada. O projeto também é patrocinado pela Charles Stewart Mott Foundation, Sol Fácil e Risen Solar Technology; além do apoio do Vale do Futuro, HDT Energy, Solar Plus Brasil e Solar TV.