Neoenergia promove retirada de resíduos em projeto de LT

Material será destinado às prefeituras para a realização de melhorias de estradas

A Neoenergia iniciou a retirada de um passivo ambiental oriundo de obras paralisadas no entorno da linha de transmissão, de aproximadamente 730 quilômetros, que está construindo entre os estados de Tocantins, Maranhão, Piauí e Bahia. As estruturas foram abandonadas no local há mais de cinco anos, antes da companhia adquirir o projeto no lote 4 do leilão 002/2017 da Aneel. Com a ação, os resíduos recolhidos serão triturados e doados a prefeituras para que sejam reutilizados em intervenções em estradas.

A companhia destacou que o trabalho de retirada dos resíduos é essencial para a recuperação ambiental do trecho, possibilitando que a área retome suas condições naturais anteriores às obras que foram paralisadas por terceiros, antes da chegada da empresa. Vale ressaltar que as ações são realizadas com autorização e acompanhamento do Ibama. O trabalho será realizado ao longo de todo o empreendimento, retirando aproximadamente 4 mil fundações de uma linha de transmissão não concluída no local.

A Neoenergia está atuando na região com a implantação da linha de transmissão Jalapão, que tem o objetivo de melhorar a confiabilidade e auxiliar no intercâmbio de energia entre as regiões Norte e Nordeste. O empreendimento, que terá capacidade instalada de 11.233,1 MW, contribuirá no escoamento da energia gerada pela usina hidrelétrica Belo Monte (PA), ativo com participação da companhia.