O presidente da República, Jair Bolsonaro, exonerou da função de conselheiro da Itaipu Binacional Carlos Marun. Para exercer a função, Maria Aparecida Borghetti foi nomeada para o cargo no Conselho de Administração, com mandato até 16 de maio de 2024. Cida Borghetti é ex-governadora do Paraná. Os decretos com a exoneração e nomeação foram publicados nesta quinta-feira, 06 de maio, no Diário Oficial da União.

Segundo comunicado enviado à imprensa, os governos do Brasil e do Paraguai têm a atribuição de nomear a Diretoria Executiva da Itaipu Binacional, por meio de indicação da Eletrobras e da Administración Nacional de Electricidad (Ande). Para cada cargo reservado a um país, há um posto equivalente destinado à outra margem.

A Itaipu possui um Conselho de Administração composto por doze conselheiros, seis brasileiros e seis paraguaios, e dois representantes dos Ministérios das Relações Exteriores, um de cada país. O Conselho de Administração reúne-se a cada dois meses ou em convocação extraordinária.