Equatorial instala sistema fotovoltaico na Basílica Santuário de Nazaré

O investimento da empresa no projeto de Eficiência Energética é de aproximadamente R$ 360 mil

O Grupo Equatorial, por meio do seu do programa E+ Energia do Bem, entregou mais um projeto que consiste em usar a tecnologia em favor da geração de mais economia de energia. Com investimento em torno de R$ 360 mil, uma das beneficiadas pelo projeto será a Basílica Santuário de Nazaré, no Pará, que contará com sistema solar para parte do fornecimento de energia elétrica.

A Basílica de Nazaré é uma construção tombada pelo patrimônio histórico do Pará, além de ser o ponto de chegada da maior procissão católica do Brasil, o Círio de Nazaré. A instituição religiosa trabalha com diversas frentes de atividades por meio do núcleo de projetos sociais. Uma delas, é a oferta de cursos profissionalizantes, palestras e acolhimento às pessoas em situação de vulnerabilidade. Nos prédios pertencentes à instituição, ainda é desenvolvido todo processo de formação dos voluntários que atuam nas obras sociais durante o ano.

De acordo com a Equatorial Energia, os recursos utilizados no novo sistema de geração de energia solar da Basílica de Nazaré contemplam a instalação de 136 painéis solares e 2 inversores, trazendo como resultado uma potência instalada de 49 kWp (medida de potência). Com a implantação, o sistema deve gerar uma economia de aproximadamente 78.000 kWh por ano, o que equivale a uma redução mensal aproximada de 23% na fatura da Instituição. Para atender as necessidades do espaço e trazer mais conforto luminoso ao local, a Equatorial também realizou a substituição de 373 lâmpadas antigas por modelos de LED, consideradas 85% mais econômicas.