Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

Vencedora do maior lote do leilão para suprimento aos sistemas isolados, a Rovema Energia vai investir R$ 160 milhões na instalação de uma termelétrica a diesel de 75 MW para vai atender as localidades de Cruzeiro do Sul, Feijó e Tarauacá, no Acre. É um investimento relativamente alto para um contrato de 30 meses de duração, o que torna o projeto bastante ousado e desafiador, admite o CEO da empresa, Adelio Barofaldi, em entrevista à Agência CanalEnergia.

A solução passa pelo reaproveitamento de alguns equipamentos instalados em Rondônia para atender um contrato com a distribuidora da Energisa no estado. “A gente vai fazer o reaproveitamento de algumas máquinas, fazendo upgrade de tecnologia para levar para lá”, explicou o executivo.

O Lote 1 do leilão realizado no dia 30 de abril teve um deságio de 15% em relação ao preço teto do certame, com valor de R$ 1.098/MWh. O contrato prevê o início de entrega da energia em abril de 2023 e terá vigência até a integração das localidades ao Sistema Interligado Nacional.

O empreendimento chamou a atenção da empresa mais pelo tamanho do lote, conta Barofaldi. O empresário aponta como uma vantagem do projeto a existência de acesso rodoviário por asfalto, que facilita tanto a logística do combustível que chega em barcaças quanto a de manutenção da usina. “Demos um deságio realmente de 15% do valor, da cotação que tinha sido feita. Trabalhamos o custo e também a nossa margem. É um investimento razoavelmente alto, pelo prazo de concessão, mas equalizou os custos dentro do retorno de capital investido nos 30 meses de investimento.”

O lance vencedor foi também um questão de estratégia para a empresa, que considera importante permanecer dentro do segmento. O executivo lembrou que esse era, praticamente, o último lote de energia térmica a ser leiloado no Norte do Brasil. A empresa chegou a disputar outros lotes do certame, mas conseguiu apresentar uma proposta mais ousada para os sistemas isolados do Acre, por considerar que a solução de suprimento tinha “um desenho melhor de trabalho.”

Diesel e renováveis

A geração de energia térmica não é novidade para a Rovema Energia, que atua no segmento há mais de 20 anos em Rondônia, atendendo também algumas localidades no Acre como produtor independente. O parque térmico instalado pela empresa tem 110 MW e atende 14 localidades isoladas do estado, em um contrato com previsão de término em 2022.

Com investimentos também em energia solar fotovoltaica, a geradora tem 14 MW em sistemas de microgeração em regime de cooperativa e está concluindo a instalação de mais 2,6 MW, com perspectiva de atingir 18 MW já no mês de junho desse ano. A empresa de energia é parte de um grupo com atividades diversificadas, que vão desde a venda de veículos leves e pesados e manutenção, locação e venda de grupos geradores à atividade agropecuária.

O próximo passo no setor elétrico é o lançamento da comercializadora Uzzi Energy, de olho na abertura do mercado nos próximos anos, incluindo o atendimento a pequenas cargas no varejo. “A comercializadora é um desafio para nós, mas um desafio interessante, porque não estamos entrando como amadores. Entramos com profissional, porque a gente já é do ramo, e estamos nos preparando para esse mundo novo que vem aí pela frente”, afirma o presidente da Rovema.