A EDP Espírito Santo realizou na última quarta-feira, 12 de maio, em sua sede, em Vitória, a cerimônia para assinatura da ordem de serviço para a construção da Subestação Santa Helena, em Nova Venécia, no Norte do Estado. O evento contou com a presença do prefeito do município, André Wiler Silva Fagundes, e do diretor da EDP, Fernando Saliba.

Segundo a distribuidora, o empreendimento contará com um investimento da ordem de R$ 4,6 milhões e beneficiará 9 mil habitantes de parte dos municípios de Nova Venécia e Vila Pavão, além de proporcionar a geração de 100 postos de trabalho diretos e indiretos durante as obras. A previsão é de que a subestação entre em operação dentro de 07 meses.

De acordo com a EDP ES, a subestação será erguida em uma área de 1,7 mil metros quadrados e contará com dois níveis de tensão (69/13,8 kV), um transformador de 6,67 MVA distribuídos em dois alimentadores de média tensão, trazendo maior confiabilidade e qualidade para os clientes atendidos na região. A operação da SE será telecomandada via Centro de Operação Integrado (COI). Totalmente digitalizadas, as unidades possuem sistemas de supervisão, comando, controle e proteção. Além disso, contam com vídeo-monitoramento para segurança, o que também permite aos operadores do COI visualizarem, de forma remota, as operações e serviços realizados nos equipamentos de alta tensão.