A EDP informou que já deu início às obras da nova Subestação Safra, em Cachoeiro de Itapemirim, Região Sul do Espírito Santo. O empreendimento, que teve investimento de R$ 38 milhões, beneficiará mais de 354 mil habitantes. A Subestação se somará as outras 97 subestações que compõem a rede de distribuição da EDP.
De acordo com a concessionária, a SE está sendo erguida em uma área de 11 mil metros quadrados e foi planejada para ampliar a capacidade de abastecimento de energia e assegurar o crescimento econômico local, elevando a capacidade do sistema energético da região Sul do Estado. Safra contará com três níveis de tensão, (138/69/13,8 kV) e promoverá importante reforço no abastecimento da região sul do Estado atendida pelo cinturão de 69 kV, que antes dependiam de uma única fonte proveniente da SD Cachoeiro. Com a entrada em operação de dois transformadores, um de 138/69 kV de 50 MVA, dez municípios serão beneficiados com o reforço estrutural, são eles: Mimoso do Sul, Muqui, Atílio Vivácqua, São José do Calçado, Jerônimo Monteiro, Bom Jesus do Norte, Apiacá, Guaçuí, Alegre e o próprio município de Cachoeiro de Itapemirim.
Já o novo equipamento de 138/13,8 kV de 41,5 MVA, distribuídos em 4 alimentadores de média tensão, será responsável por trazer maior confiabilidade e qualidade para os clientes, voltados principalmente para a região de Safra. Segundo a EDP, a operação da subestação será telecomandada via Centro de Operação Integrado (COI). Totalmente digitalizadas, as unidades possuem sistemas de supervisão, comando, controle e proteção. Além disso, contam com vídeo-monitoramento para segurança, o que também permite aos operadores do COI visualizarem, de forma remota, as operações e serviços realizados nos equipamentos de alta tensão.