Enel SP e Neoenergia Brasília realizam doações para ajudar no combate à Covid-19

Iniciativas fazem parte de uma série de ações sociais das empresas que buscam amenizar o impacto da pandemia

Após mais um ano de pandemia e indicação para o isolamento social, devido à pandemia de Covid-19, empresas continuam se mobilizando para tentar combater a propagação do vírus. A Enel SP realizou a doação de 2,4 mil aventais para a Secretaria de Saúde de Carapicuíba, na região metropolitana da capital. No mês passado, a companhia já havia realizado a doação de 3 mil luvas para a secretaria.

Entre as ações da distribuidora em 2020, ocorreu a doação de mais de 4,4 mil cestas básicas (correspondentes a mais de 100 toneladas de alimentos), 1,7 mil kits de higiene, 6 mil frascos de álcool em gel, mais de 7 mil máscaras de proteção, 25 mil sabonetes a comunidades carentes de São Paulo e a entrega, por três meses, de 2,4 mil refeições por dia por meio de motos elétricas em Paraisópolis, beneficiando mais de 17 mil pessoas.

Outra empresa que também vem agindo para amenizar as consequências da pandemia, é a Neoenergia Distribuição Brasília. A concessionária doará refrigeradores científicos destinados ao Governo do Distrito Federal para armazenar as vacinas contra a Covid-19. Além disso, a distribuidora iniciou a aquisição de 15 equipamentos que irão contribuir com a conservação dos imunizantes e com o plano de vacinação na Capital Federal. A iniciativa integra o Programa de Eficiência Energética (PEE) regulado pela Aneel.

Segundo a companhia, para receber os novos equipamentos, o Governo do Distrito Federal deverá entregar refrigeradores e freezers antigos, além da doação de lâmpadas eficientes para postos de saúde, hospitais e para consumidores residenciais baixa renda. A intenção é promover a redução no consumo de energia elétrica. A empresa irá retirar substâncias como os gases CFC (clorofluorocarboneto), que podem contribuir com o efeito estufa, e fazer o descarte correto dos equipamentos.

Os equipamento que serão doados têm temperatura programável e constante entre 2°C e 8°C, com baterias recarregáveis e autonomia de até 12 horas. Os refrigeradores também possuem sensores e um sistema de alarme remoto à distância, que realiza chamadas telefônicas se houver uma queda de temperatura ou a bateria estiver em um nível baixo. As câmaras de conservação são de fabricação nacional e têm capacidade de 280 litros, suficientes para armazenar cerca de 18 mil doses de 0,5 ml.