A EDP iniciou as obras da Estação de Transformação de Energia Santa Luzia, no município de São José dos Campos (SP). Com investimento de mais de R$ 21 milhões, a subestação deve atender cerca de 18 mil clientes, entre residências, comércios e indústrias, cerca de 72 mil pessoas.
A obra está em fase de construção civil e tem previsão de término para dezembro deste ano. A cidade de São José dos Campos conta com oito subestações e com a adição da estação Santa Luzia, mas com a nova estação, o sistema elétrico regional será expandido em 7%, passando dos atuais 561,6 MVA para 601,6 MVA, o que proporcionará mais robustez e flexibilidade operacional a todo o município.
A subestação é 100% digitalizada, com sua supervisão, comando, controle e proteção operados de forma remota. Para conectar a Estação Santa Luzia ao sistema da distribuidora, será construída uma nova rede aérea com 21 quilômetros de extensão, com tecnologia de fiação compacta e protegida, mais resistente a agentes externos como a vegetação, principal fator de interferência no sistema elétrico local.
Neste percurso, serão implantados 700 postes e instaladas 8 chaves de proteção e de manobras de carga, que contribuem para limitar, de forma automatizada, a abrangência de possíveis ocorrências de interrupção no fornecimento de energia.