Marcia Sandra Roque Vieira Silva vai assumir no próximo dia 1º de junho como diretora presidente da Enel Distribuição Ceará. A executiva, que trabalha no Grupo Enel há 22 anos, também responde pela diretoria de Mercado da Enel no Brasil. Charles Capdeville, que atuava como diretor presidente da Enel Ceará desde janeiro de 2020, passa a exercer a função de diretor de Infraestrutura e Redes da distribuidora.

Para Guilherme Lencastre, presidente do Conselho de Administração da Enel Brasil, durante todo o tempo que esteve à frente da companhia, Capdeville fez um excelente trabalho para garantir a qualidade e a confiabilidade do fornecimento de energia para os clientes da distribuidora. Para o presidente do conselho, ele certamente seguirá nessa trilha de sucesso na nova função.

De acordo com Nicola Cotugno, Country Manager da Enel no Brasil, a mudança visa dar ainda mais foco ao cliente no estado. Capdeville continuará trabalhando para ampliação e modernização da rede elétrica no Ceará, enquanto Marcia Viera Silva assume a presidência com uma interlocução com todos os stakeholders. Segundo Cotugno, o setor elétrico passa por profundas transformações e é preciso estar cada vez mais próximo dos clientes, além de garantir a melhoria contínua do fornecimento de energia.

Graduada em Engenharia Civil pela Universidade de Fortaleza e com MBA em Gestão de Negócios – com ênfase no setor elétrico – pela mesma universidade, Marcia Vieira ingressou no Grupo Enel em 1999, como responsável de Administração e Controle de Gestão Comercial na Enel CE. Também atuou como responsável por Recursos Humanos e Organização para América Latina na Endesa Espanha e na Enel Green Power. Desde 2016, Marcia Vieira é diretora de Mercado da Enel no Brasil.

Como parte dos compromissos em prol com a equidade de gênero, a Enel Brasil tem ampliado a participação das mulheres no quadro de colaboradores da companhia. Em 2020, cerca da 40% dos colaboradores contratados para cargos de liderança foram mulheres. No âmbito internacional, a Enel foi incluída em 2021 pelo segundo ano consecutivo no Índice de Igualdade de Gênero da Bloomberg, como uma das 380 empresas de capital aberto líderes de 44 países, avaliadas com base nas suas iniciativas de inclusão de gênero. A empresa também foi incluída este ano no ranking das 100 melhores empresas globais para igualdade de gênero “Gender Equality Global Report & Ranking”, desenvolvido pela organização Equileap.