O grupo francês Veolia, a multinacional Hitachi Zosen Inova (HZI) e a dinamarquesa Ramboll são as mais novas associadas da Associação Brasileira de Recuperação Energética de Resíduos (Abren). Ambas empresas atuam globalmente, com a Veolia se concentrando em soluções para gestão hídrica, resíduos e energia; a companhia suíça atuando como empreiteira de engenharia, aquisição e construção (EPC) de plantas turn key e sistemas para a recuperação térmica e biológica EfW e a última focando em engenharia, design e consultoria.

No Brasil, a Veolia conta com 1.850 colaboradores e trabalha com seus clientes em quatro segmentos: tratamento, reciclagem e valorização de resíduos sólidos urbanos, especiais, de saúde e perigosos; água e saneamento; eficiência energética para edifícios e serviços on-site de água, resíduos e energia para clientes industriais. Possui seis Centros de Gerenciamento de Resíduos, com uma gestão total de mais de 10.500 toneladas por dia.

O Grupo opera mais de 90 plantas de recuperação energética (Waste-to-Energy), tendo tratado 10,6 Milhões de toneladas métricas, resultando em mais de 2 milhões MWh de calor gerados, mais de 4 milhões MWh de eletricidade e mais de 400 mil MWh de energia térmica vendida.

Já os clientes da HZI vão desde empresas experientes de gerenciamento de resíduos até parceiros emergentes em novos mercados globais. As soluções são para tratamento de rejeitos e gases de combustão, bem como para atualização de power-to-gas, com mais de 600 usinas em operação entregues desde 1933.

Por sua vez a Ramboll trabalhou em mais de 160 novas ou reformadas plantas WtE e centenas de projetos em 35 países envolvendo planejamento, engenharia, aquisição e gerenciamento de contratos desses tipos de instalações, incluindo a destinação mecânica ou biológica dos resíduos, além do térmico.