Abertas inscrições para o Prêmio Revolutionaries para jovens líderes em renovável

Vencedor receberá 4 mil euros em dinheiro e viagem para participar de um evento regional do GWEC em novembro de 2021

Está aberta a segunda edição do prêmio Revolutionaries: The Steve Sawyer Memorial Award, que reconhece as promissoras lideranças no setor de energias renováveis na América Latina e Caribe. Na edição 2021, o prêmio reconhecerá as contribuições de jovens pioneiros das energias renováveis ​​que atuam no setor público, privado ou na sociedade civil.

O prêmio Revolutionaries foi fundado em 2020 pelo Global Wind Energy Council (GWEC), Greenpeace International e REN21 em homenagem ao trabalho da vida do falecido CEO da GWEC Steve Sawyer. O prêmio visa capacitar os jovens que trabalham com energias renováveis ​​nos países em desenvolvimento.

“A região da América Latina abriga algumas das fontes de energia renovável mais acessíveis e de crescimento mais rápido do mundo, que desempenham um papel fundamental nas estratégias de recuperação ambiental e climática da região”, disse Ben Backwell, CEO da GWEC.

Marcelo Furtado, Membro do Júri Regional para a América Latina, lembrou da importância que tem a ativista Greta Thunberg trazer alternativas para a emergência climática, além de sua habilidade de mobilização da juventude.

“Greta Thunberg tinha apenas 16 anos quando Steve Sawyer faleceu. Eles tinham muito em comum: paixão por resolver a crise climática, habilidades de mobilização visionária e, além disso, profunda intolerância à apatia e à inatividade. Isso pode explicar por que Steve sempre foi tão admirado e conectado com jovens ativistas e empreendedores que promovem a revolução das energias renováveis ​​em todo o mundo”.

O vencedor receberá um prêmio para capacitar e continuar seu trabalho na direção da revolução da energia limpa. O pacote de prêmios inclui € 4.000 em dinheiro, viagens financiadas para participar de um evento regional do GWEC em novembro de 2021, bem como oportunidades para promover a liderança de pensamento do destinatário em uma rede global.

Um júri determinará o vencedor, com foco em cinco critérios principais: liderança, energia renovável, inovação, escalabilidade e diversidade. As inscrições para o prêmio já estão abertas até 11 de julho de 2021. Outras informações (em inglês) sobre o prêmio e como se inscrever podem ser encontradas aqui.