A Neoenergia anunciou o desenvolvimento de um projeto em parceria com o Centro de Inovação da Iberdrola, localizado no Qatar, que visa utilizar inteligência artificial e data analytics na aplicação de um algoritmo capaz de predizer possíveis falhas nos equipamentos de telecomunicação e smart grids na rede de distribuição.
O resultado aponta para uma precisão de análise superior a 90% em ocorrências de até 24 horas, garantindo maior disponibilidade dos dispositivos e reforçando a confiabilidade no fornecimento de energia.
A inovação está sendo aplicada no Centro de Gerenciamento de Redes Inteligentes (Cegri), local que faz a gestão de todas as operações de telecomunicações e de redes inteligentes das concessionárias da empresa, além do monitoramento dos equipamentos digitais utilizados nas operações, como religadores, medidores, sensores e transformadores inteligentes.
O Cegri monitora mais de 75 mil dispositivos e coleta informações que chegam a 10 gigabytes por dia. O que o algoritmo faz na prática é transformar os dados em conteúdo útil para contribuir na tomada de decisão.
Para o desenvolvimento da tecnologia foram utilizados quatro parâmetros, o primeiro de perda de pacotes – com o sistema enviando uma mensagem aos dispositivos há cada cinco minutos para verificar o funcionamento dos padrões de qualidade. Esse ciclo de troca de informação é acompanhado continuamente, realizando registros em casos de falha. Da mesma forma, o tempo de resposta é outro indicador para verificar o intervalo entre o envio e o recebimento da resposta a partir do comando remoto emitido ao equipamento.
Existem ainda os parâmetros que verificam a disponibilidade e a conectividade dos ativos de rede, analisando se estão operando normalmente. Segundo a companhia, a antecedência da predição varia de uma hora, quando a precisão na identificação da falha pode chegar a 98%, e de 12 a 24 horas, quando o algoritmo consegue ser preciso 90% das vezes.
Para o diretor técnico do Centro de Inovação Iberdrola Oriente Médio, Javier Hernandez, a primeira etapa do projeto foi capaz de auxiliar no entendimento das relações entre os diferentes dispositivos da rede, podendo desvendar conexões não evidentes, por vezes escondidas, atrás das redes de fornecedores de serviços de telecomunicações.
“A manutenção preditiva dos sistemas de Smart Grids permite que as empresas gerenciem de maneira proativa os incidentes iminentes, reduzam as despesas operacionais e aumentem o desempenho das redes”, ressalta.
Com a inovação trazida pela análise separada de cada aparelho e a relação entre eles o sistema consegue fazer a correlação e notificar uma situação de falha, de maneira automática, por meio de um dashboard integrado, no qual é possível visualizar todas as ocorrências de forma prática, com o painel de gestão e monitoramento estando em fase de implantação junto ao Cegri, tendo previsão de entrega até o final de maio.
Hiperconvergência
Inicialmente operado nos supercomputadores do Centro de Inovação da Iberdrola no Qatar, o algoritmo já roda nos servidores da Neoenergia, graças a instalação da ferramenta de hiperconvergência da Nutanix, que permite unificar as estruturas tecnológicas da companhia. Assim, é possível reduzir em até 60% a infraestrutura que está dentro de um data center convencional, otimizando e automatizando determinados processos de tecnologia.
No Centro de Inovação da Iberdrola são realizados diversos projetos com foco em três áreas prioritárias: Smart Grids, com medição avançada, monitoramento, sensoriamento e cybersegurança; Integração com renováveis, responsável pelo controle de microrredes, geração distribuída e modelagem de sistema de energia; e o Gerenciamento de energia, que responde por eficiência energética e análise de dados.