A Vale fechou contrato com a Nextracker para receber rastreadores solares bifaciais e otimizados com inteligência artificial NX Horizon para o complexo solar Sol de Cerrado (766 MW – MG), que será construído até 2022 para abastecer as operações da mineradora na área de Jaíba, com interligação prevista à rede de transmissão regional.

O projeto terá um papel importante nos esforços da empresa para atingir seus objetivos de sustentabilidade corporativa, podendo fornecer 13% das necessidades totais de energia da empresa no Brasil e compensando emissões do Protocolo GHG Escopo 2 em até 136.407 toneladas de carbono ao ano.

A companhia afirmou que planeja produzir 100% da energia necessária para suas operações brasileiras até 2025 e alcançar a neutralidade de carbono em sua pegada global até 2050.

O escritório regional da Nextracker no Brasil apoiará o projeto com serviços de engenharia, comissionamento e gerenciamento de ativos, bem como análise de dados avançada para manutenção preventiva em campo. As equipes de instalação participarão do programa de treinamento instaladores PowerworX Academy para aprender as melhores práticas no local e no centro de treinamento da empresa em Sorocaba, São Paulo.

Sol de Cerrado é a segunda maior conquista do mercado brasileiro para a fornecedora neste ano e a mais recente aquisição do seu crescente portfólio no país. A primeira é um contrato para rastreadores solares no complexo Janaúba (830 MW – MG), e tem em seu produto um dos preferidos para a indústria de mineração na australiana.