GE Renewable Energy constrói robô subaquático para inspeção de turbinas hidrelétricas

Equipamento foi testado em cinco usinas do Canadá e visa reduzir custos, riscos da inspeção e tempo de interrupção das operações

A GE Renewable Energy lançou um robô para realizar inspeções subaquáticas de turbinas hidrelétricas. Com base em veículos submarinos operados remotamente (ROV) equipados com sensores e câmeras, a solução robótica da divisão de Hydro Solutions da GE é capaz de inspecionar áreas difíceis de serem alcançadas em qualquer tipo de turbina hidrelétrica sem a necessidade de tirar o equipamento da água.

O equipamento permite inspeções com resultados equivalentes às inspeções visuais fora da água, sem a necessidade de que uma equipe entre no limitado espaço de uma turbina. O projeto personalizado do ROV é o primeiro na área de avaliação de condições de hidrelétricas, uma vez que a nova solução é capaz de realizar inspeções entre as palhetas do rotor de uma turbina em aberturas menores que 200 mm.

O robô detecta os mesmos defeitos observados em uma inspeção visual convencional, como erosão, cavitação, corrosão, marcas de impacto e presença de corpos estranhos. A solução foi testada em cinco usinas hidrelétricas do Canadá, avaliando grades de proteção, comportas de captação, turbinas verticais e horizontais e os portões de jusante.