A Sonda, por meio de parceria com instituições financeiras, apresentou ao mercado um sistema inteligente de faturamento por meio de pagamento via Pix para o setor de energia elétrica. A empresa integrou a nova modalidade de pagamento ao sistema de leitura das faturas emitidas pelas companhias em operação, permitindo o faturamento simultâneo.

A tecnologia oferece mais uma opção ao cliente que otimiza e agiliza o pagamento, tendo em vista que a liquidação dos débitos ocorre em minutos. O Pix veio inicialmente como uma opção de transferência de valores entre contas e por meio de uma iniciativa da Aneel com o Banco Central do Brasil se estendeu para a liquidação de faturas de consumo.

A modalidade entrou em vigor no final do ano passado no país e já conquistou adesão de milhões de pessoas. Como trata-se de uma iniciativa do Banco Central do Brasil e todas as instituições financeiras aderiram, a opção está disponível a todo cidadão que possui uma conta corrente.

Para as concessionárias, tornou-se atrativo pois terão os gastos reduzidos e a solução deve guiar a escolha do consumidor daqui para a frente. “A agilidade é o grande marco da solução. Construímos um ecossistema de registro e geração de QR Code, emissão, pagamento e liquidação do débito pensando no dinamismo e eficácia dos negócios”, resume Ricardo Franchi, Gerente de Produto de Utilities da Sonda, afirmando que o meio é seguro já que exige autenticação por senha ou biometria, impondo uma barreira que só libera o acesso ao devido usuário.