Aprovada no edital do Departamento Nacional da Indústria, a 3e Engenharia vai desenvolver um módulo de geração de energia elétrica através de dejetos orgânicos, disponibilizando ao mercado um biodigestor com o conceito plug and play, numa parceria com o Senai Ceará.

A solução encapsulada foi alocada dentro de uma estrutura metálica do tipo container, o que facilita o processo de transporte e instalação, que não necessita de obras civis. Além disso, as estruturas funcionam como módulos, que unidos podem atender a pequenas ou médias demandas, principalmente para o setor agrícola, onde a busca por uma melhora na qualidade da energia tem sido cada vez maior, ainda mais envolvendo os restos da produção.

Segundo a empresa os biodigestores disponíveis no mercado trabalham com múltiplos fornecedores para serem implantados, exigindo checagem e manutenção constantes, e como são construídos para responderem a demandas específicas não podem ser replicados de maneira simples para outras localidades.

“A solução vem pronta em uma estrutura modular replicável, que agrupa o biodigestor e a geração de energia a partir de biogás em um único produto, facilitando a vida do produtor, com armazenagem e produção de energia de maneira constante, inclusive em horários de alto consumo”, explica Cauê Gonçalves, Diretor de Inovação da 3e.