Aneel cobra explicações sobre ocorrência em Linhão de Belo Monte

Incidente em instalações da transmissora BMTE levaram a um corte de carga de 3,4 GW

A Agência Nacional de Energia Elétrica pediu explicações à Belo Monte Transmissora de Energia sobre a ocorrência em um dos polos do sistema de transmissão da hidrelétrica de Belo Monte que provocou um corte de carga de 3,4 GW nesta sexta-feira, 28 de maio. A BMTE terá 24 horas após o recebimento do ofício da agência para apresentar informações sobre o incidente e as medidas adotadas para resolver o problema e evitar reincidências.

Em nota, a Aneel informou que o desligamento que afetou várias distribuidoras do Sudeste e Centro-Oeste durou cerca de 20 minutos. Foi registrada uma primeira ocorrência, às 11h06 de hoje, quando houve o desligamento do Polo 1 do Elo em corrente continua de 800 kV Xingu/Estreito, que estava transmitindo 1.996 MW.

O incidente provocou sobrecarga nos outros polos do sistema de transmissão, sem maiores consequências para o Sistema Interligado, mas antes da retomada do Polo 1 aconteceu o desligamento do Polo 2, que transmitia 1.983 MW.

A sobrecarga resultante desse segundo incidente afetou o Elo CC Xingu/Terminal Rio, que obrigou o desligamento de seis unidades geradoras da usina e levou ao corte de carga.