A fabricante Vestas anunciou que vai criar uma nova estrutura operacional na América Latina a partir de 1º de janeiro de 2022 que será comandada por Eduardo Ricotta. O objetivo é melhorar o foco e a proximidade com os clientes.

O executivo é responsável pela presença da Vestas em 34 países da América Latina, considerada hoje uma sub-região de negócios. Com a nova configuração global, a região passa a ser uma unidade única e consolidada a partir do próximo ano. Segundo Ricotta, o anúncio reforça a importância da região da América Latina para a Vestas.

“Temos provado a força de nosso mercado regional ano após ano, e estamos empenhados em continuar a apoiar nossos clientes em suas estratégias de negócios e atender à demanda atual e futura por soluções de energia sustentável”, disse em nota.

No mês de maio, a Vestas anunciou que a operação do Brasil, principal mercado da região, atingiu a marca de 5 GW de pedidos para a turbina V150-4.2 MW. O modelo, um dos mais modernos do país, começou a ser fabricado em 2019 em Aquiraz e se tornou o mais vendido de todos os tempos no Brasil. Desse total, 2 GW já foram produzidos.

Com a nova estrutura organizacional, Eduardo Ricotta e demais presidentes regionais se reportarão diretamente ao presidente e CEO do Grupo Vestas, Henrik Andersen.