Sistema elétrico que alimenta o Meio Oeste de Santa Catarina é 100% restabelecido

Região foi atingida por um tornado que derrubou quatro torres de transmissão e deixou 13 municípios sem eletricidade

Após quatro dias, o sistema elétrico que alimenta o Meio Oeste de Santa Catarina foi totalmente restabelecido na noite desta terça-feira (01/06). A região foi atingida por um forte tornado e por tempestades na última sexta-feira (28), deixando 13 municípios sem eletricidade em virtude da queda de quatro torres de transmissão de energia de 230kV da empresa transmissora, que fornecem carga à Celesc para abastecer as subestações que atendem o sistema elétrico da região.

A Celesc informou que antes da meia-noite, todas as subestações da companhia estavam energizadas e, gradualmente, as redes de energia dos municípios que ainda estavam sem luz foram sendo restabelecidas.


Tornado derrubou quatro torres de transmissão da região

Durante o pico do problema, ainda na sexta-feira, cerca de 90 mil consumidores da região ficaram com o fornecimento de energia interrompido. A Celesc disse que disponibilizou equipes para atender a ocorrência. A primeira providência foi percorrer os hospitais e postos de saúde para auxiliar no funcionamento de geradores, inclusive fornecendo óleo diesel.

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), responsável pela coordenação do Sistema Interligado Nacional (SIN), informou que, por conta disso, houve o desligamento automático da linha de transmissão Campos Novos – Videira, interrompendo a transferência de cargas da Subestação (SE) Videira devido à indisponibilidade de outras linhas de 138 kV na região, atingindo também as SEs Caçador, Caçador Castelhano e Fraiburgo.