O Complexo do Pecém e a empresa sueco-israelense Eco Wave Power (EWP) assinaram um Memorando de Entendimento para a implantação de usina para geração de energia das ondas do mar nas instalações do porto. Nos termos constam o interesse na construção, instalação e operação de matrizes de energia das ondas com a tecnologia fornecida pela EWP, nas instalações do porto. A capacidade estimada é de até 9 MW.

Segundo comunicado, os dados coletados com o projeto servirão como uma fase preparatória para a implementação de novas capacidades e serão acompanhadas por uma equipe dedicada, composta por representantes de cada uma das partes.
Durante a fase preparatória, as partes deverão concluir uma análise de pré-viabilidade do projeto, bem como finalizar o desenvolvimento preliminar.

De acordo com um estudo da COPPE/UFRJ em 2019, o Brasil tem um potencial de energia das ondas estimado em 91,8 GW, considerando os 7.491 km da costa brasileira. O estudo aponta que a conversão de apenas um quinto desse potencial seria suficiente para abastecer cerca de 35% da demanda de energia elétrica do país. Outro estudo, da Universidade Federal do ABC, em 2020, calcula que apenas a região Nordeste, onde fica o Porto do Pecém, teria um potencial de energia oceânica estimado em 22 GW.