A Atlas Renewable Energy foi reconhecida pela Associação para Investimento de Capital Privado na América Latina (LAVCA), dedicada a apoiar o crescimento do capital privado na região, com o Prêmio de Gênero e Diversidade 2021 por seu Programa de Força de Trabalho Feminina durante a Sétima Premiação Anual de Capital Privado ESG na América Latina, em 2 de junho.

Os vencedores foram determinados por um painel distinto de investidores institucionais de instituições financeiras de desenvolvimento, seguradoras e fundos de pensão. O programa foi apresentado por Actis, patrocinador da Atlas Renewable Energy e membro ativo da LAVCA, que foi reconhecida por apoiar a diversidade social e de gênero por meio de uma das iniciativas da Atlas.

A companhia destacou que o programa se tornou a principal iniciativa ESG da Atlas nas comunidades onde a empresa está construindo novos projetos de energia renovável no Brasil, México e Chile. Com isto, a Atlas visa abordar a lacuna de gênero existente no setor de energia renovável. Além disso, o programa está diretamente alinhado com cinco dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas: nº 5 – Igualdade de gênero, nº 8 – Trabalho decente e crescimento econômico, nº 10 – Reduzir Desigualdades e nº 12 – Consumo e Produção Responsáveis.

Para a Atlas, o programa “Somos todos parte da mesma energia” foi criado com o intuito de desenvolver competências técnicas na mão-de-obra feminina local, tais como eletricidade, mecânica, controle de qualidade, carpintaria e gestão ambiental, que permitirão às mulheres o acesso a melhores oportunidades de trabalho na construção de projetos próprios da empresa em execução ou outros em desenvolvimento em suas comunidades. Ao mesmo tempo, a Atlas mobilizou suas contratadas para priorizar as mulheres que participaram dos treinamentos durante o processo de contratação.