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Com a procura cada vez maior de consumidores finais por energia renovável, o Grupo Gera, empresa que atua com comercialização e geração de energia renovável, vai investir R$ 150 milhões na instalação de 35 MW em empreendimentos próprios para atender crescimento na demanda crescente.
A estratégia para ser relevante nesse segmento inclui ainda a aquisição de outras empresas que possam agregar o portfólio de soluções tecnológicas. Em 2020, a Gera comprou quatro companhias e estuda a aquisição de outras duas para esse ano.
Segundo Carlos Gros, sócio do Grupo Gera, o foco é em geração distribuída, já que é onde a empresa tem visto as melhores margens de lucro. Boa parte dos projetos ainda é em geração solar, mas como o segmento sofreu com o câmbio e a variação dos preços dos metais, a empresa precisou se antecipar em algumas ações para se proteger das oscilações.
“O câmbio subiu muito, mas agora ele voltou. Estava a R$ 5,80, mas os painéis estavam mais baratos. Agora os painéis subiram de preço e o câmbio caiu. Então quando a gente ganha um projeto, já começamos a nos proteger comprando os painéis para não sofrer com o dólar”, diz.
Para Gros, o mais complicado é achar oferta de painéis no mercado, já que outros mercados demandaram muito a ponto de faltar no mercado. “A nossa tendência é comprar diretamente do fabricante na China para conseguir um preço melhor”.
Flexibilidade
O executivo enfatiza nesse contexto de variação de preços, a empresa tem flexibilidade de partir para outros projetos, como o biogás e projetos hidráulicos de Centrais Geradoras Hidrelétricas (CGH) sob demanda para as necessidades das companhias.
“O que a gente sempre procura, são grandes clientes conectados na baixa tensão. Nossos grandes clientes são agências do Banco Santander, Lojas Americanas, redes de drogarias, hortifrutis, supermercado, a operadora Vivo”.
No último exercício, a companhia iniciou as operações das usinas a partir de biogás de São Pedro da Aldeia (1,4MW), para atender um contrato de fornecimento para a Vivo, e de Três Rios, com 1 MW fornecido para as Lojas Americanas e mais 1 MW para a rede Santander.
Investimentos
De 2019 para 2020, o grupo teve um crescimento de faturamento de 120%. Agora o plano de investimento em projetos próprios é cinco vezes maior do que o montante aportado em 2020, divididos entre empreendimentos e soluções tecnológicas.
Hoje, a Gera tem um operacional de 12 MW com meta de implantar os outros 35 MW e fechar o ano com quase 300% de crescimento. “Dos R$ 150 milhões que estamos investindo, R$ 30 milhões são de capital próprio e os outros R $ 120 milhões são de bancos e parceiros”.