A Copel comunicou ao mercado na última segunda feira, 14 de junho, que no sábado, 12, entrou em operação comercial a primeira unidade geradora da Pequena Central Hidrelétrica Bela Vista com 9,8 MW de capacidade instalada. Construída e entregue dois anos antes do prazo previsto, a usina está instalada no Rio Chopim, entre os municípios de Verê e São João, no Sudoeste do Paraná, e a energia gerada vai abastecer 100 mil pessoas.
Segundo a companhia, a nova hidrelétrica contou com investimento de R$ 224 milhões e terá capacidade para produzir 29,81 MW, sendo 29,322 MW em três unidades geradoras na casa de força principal e 0,488 MW na unidade instalada na casa de força complementar, construída junto à barragem, que vai gerar energia aproveitando a vazão mínima de água que não pode ser represada e deve escoar de forma permanente no trecho abaixo do barramento.
A Copel informou que a energia gerada na PCH será levada até a subestação existente em Dois Vizinhos através de uma linha de distribuição em alta-tensão (138 kV), com 18 km, que passa por Verê, São Jorge D’Oeste e Dois Vizinhos. A previsão é de que a segunda e a terceira unidades geradoras entrem em operação até o final do mês de julho.
Vale lembrar que foram comercializados 14,7 MW da energia da PCH Bela Vista no 28º Leilão de Energia Nova (A-6) da Aneel, em 31 de agosto de 2018, com início do suprimento em janeiro de 2024. Os contratos de fornecimento foram efetivados com vinte distribuidoras de energia, inclusive a Copel Distribuição. No período que antecede o início do atendimento a esses contratos, a energia da PCH será comercializada no ambiente de contratação livre pela Copel Mercado Livre.