Mitsubishi Electric e Siemens Energy firmam parceria para zerar emissões

Empresas assinam entendimento para acelerar o desenvolvimento de soluções para substituição de gás de efeito estufa em sistemas de alta tensão

A Mitsubishi Electric, empresa de fabricação, comercialização e venda de equipamentos elétricos e eletrônicos, e a Siemens Energy, empresa de soluções para o setor de Energia, assinaram um Memorando de Entendimento para desenvolverem em conjunto um estudo de viabilidade de soluções de comutação com potencial de aquecimento global zero, substituindo o gás de efeito estufa em sistemas de alta tensão.

O projeto, segundo a empresa, conta com o desenvolvimento de um disjuntor de tanque morto de 245kV que será capaz de acelerar a disponibilidade de soluções de comutação de alta tensão que não prejudiquem o clima. Ambos os parceiros continuarão a fabricar, vender e fazer a manutenção de soluções de interruptores independentemente.

A Mitsubishi Electric e a Siemens Energy desenvolvem soluções de comutação de alta tensão e têm trabalhado no desenvolvimento de soluções sem a utilização do hexafluoreto de enxofre (SF6), considerado o gás de efeito estufa mais potente do mundo, passando a usar como isolante uma mistura pura de nitrogênio e oxigênio, denominada Clean Air, a fim de contribuir para objetivos globais de neutralidade de carbono.

As empresas informaram que até o momento, o isolamento com a mistura Clean Air é a única alternativa aos gases de efeito estufa que apresenta risco zero para a saúde e segurança. Em conjunto com interruptores a vácuo, o sistema garante um desempenho superior para aplicações de comutação, mesmo quando comparado a todos os disjuntores que utilizam o gás SF6 como isolante já disponíveis no mercado.