Neoenergia expande uso de alicates elétricos para o Nordeste

Companhia passa a adotar tecnologia de compressão para aplicação dos conectores nas redes de distribuição, com aumento na segurança para os eletricistas

A Neoenergia anunciou que irá adotar a tecnologia de compressão de aplicação dos conectores na rede – necessários para interligação de circuitos e condutores na distribuição. A novidade virá acompanhada da aquisição de alicates elétricos, ferramenta mais moderna e que oferece maior precisão na realização das conexões.

A tecnologia de compressão para os conectores já é utilizada pela Elektro, concessionária da empresa que atende parte de São Paulo e Mato Grosso do Sul. Agora a inovação passa a ser expandida até 2022 para as distribuidoras nordestinas – Coelba (BA), Celpe (PE) e Cosern (RN), com previsão também de chegada futura na Neoenergia Distribuição Brasília (DF).

Segundo a companhia, entre os principais ganhos estão o aumento da segurança e da produtividade para os eletricistas, além do reforço na melhoria da qualidade do fornecimento de energia para os clientes. Até então a aplicação dos conectores era efetuada por meio de utilização de ferramenta manual que exigia o uso força física dos técnicos ou um equipamento de impacto que demandava um item adicional, um cartucho a base de pólvora para realização de cada uma das conexões.

Por sua vez o alicate elétrico funciona com baterias recarregáveis e é ativado com o simples aperto de um botão. “O resultado é o aumento da precisão da conexão já que elimina boa parte do erro humano na aplicação, o que proporciona uma melhor qualidade na aplicação do material e consequentemente maior robustez na continuidade do fornecimento de energia”, conclui o supervisor corporativo de Metodologia de Segurança da Neoenergia, Cleber Sousa.