WEG fornece Sistemas de Armazenamento de Energia para Copel

Soluções englobam quatro sistemas completos de Armazenamento de Energia envolvendo baterias de íons de lítio e baterias de fluxo em várias aplicações

A WEG anunciou o fornecimento de quatro sistemas completos de Armazenamento de Energia envolvendo baterias de íons de lítio e baterias de fluxo, além do desenvolvimento do controle de uma Microrrede alimentada por diversas fontes de energia para a Copel. O fornecimento faz parte de um rol de ações da Copel aprovados em chamada pública estratégica da Aneel para arranjos técnicos e comerciais para a inserção de sistemas de armazenamento de energia no setor elétrico brasileiro.

A Copel informou que o contrato engloba fabricação, construção, comissionamento, garantia e suporte técnico de quatro projetos de Armazenamento de Energia totalizando 1,8MW e 3,7MWh que incluem o desenvolvimento de todo o controle da microrrede de uma planta. Dentro do escopo de produtos fornecidos pela WEG estão quatro BESS (Sistemas de Armazenamento de Energia) que incluem baterias de íons de lítio, baterias de fluxo-vanádio, usinas de geração fotovoltaica, transformadores, painéis de baixa tensão, painéis de média tensão, automação das planta (EMS), sistema de gerenciamento de baterias (BMS) e eletrocentros.

Segundo a companhia, um dos projetos será implantando no município de Ipiranga, nos Campos Gerais, e irá colocar lado a lado dois sistemas de 1MWh cada com tecnologias de baterias distintas: íons de lítio e fluxo-vanádio, que nessa escala é inédito no País. Faz parte também do contrato fechado com a WEG a renovação do sistema de geração de energia da Ilha das Cobras, área remanescente de Mata Atlântica na Baía de Paranaguá. Atualmente, a ilha tem um sistema de geração de energia a diesel que será substituído e complementado por um conjunto híbrido de geração solar fotovoltaica associada com baterias, diminuindo o impacto ambiental da geração a combustível fóssil.

Outro projeto é o fornecimento de uma solução transportável de sistema de armazenamento de energia com capacidade de 1MWh para ser conectada à rede de distribuição nos casos de atendimento de contingências programadas ou atendimentos sazonais de demandas com pico de consumo. E por último, o quarto projeto neste contrato será implantado na Vila Residencial de Faxinal do Céu, em Pinhão, no Centro-Sul. A região também vai receber um sistema de geração fotovoltaica associado a armazenamento de energia. Serão feitos testes com a implantação de uma microrrede em toda a vila, possibilitando avaliar a conjunção das novas tecnologias com as topologias empregadas e aferir os benefícios aos consumidores.