CCEE: rodada do MVE para segundo semestre negocia 449,7 MW med

Já foram transacionados 1.496 MW médios anualizado para 2021

A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica promoveu mais uma rodada do Mecanismo de Venda de Excedentes na última terça-feira, 22 de junho, que resultou na negociação de 449,7 MWmed. Considerando todas as operações realizadas para 2021, já foram transacionados 1.496 MW med anualizados.

Na avaliação da CCEE, o resultado reflete a demanda elevada do mercado livre, que segue aquecido pelo movimento de migração de cargas e retomada gradual da economia. De acordo com Marcelo Loureiro, há uma demanda crescente no Ambiente de Contratação Livre e um excedente no Ambiente de Contratação Regulada. Nesse sentido, o MVE constitui importante vaso comunicante entre os dois ambientes, auxiliando no equilíbrio do mercado regulado e, ao mesmo tempo, levando liquidez para o mercado livre.

Neste processamento foram contemplados todos os produtos com vigências de três a seis meses, com início em 1º de julho. Ao todo, foram registradas mais de 6.800 ofertas, sendo 16 delas para venda e 6.790 para compra.

A maior parte das negociações desta rodada considerou valores do PLD com “spreads”. O produto com maior montante contratado foi para o submercado Sudeste, com 251,4 MW med de energia convencional especial ao preço marginal de R$ 2/MWh acrescidos ao PLD. Já o produto de menor volume de energia negociado neste processamento, 9,2 MW med, foi para o Nordeste a preço fixo de R$ 451,33/MWh em energia convencional especial.