A Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) está realizando o projeto “Mapeamento de Demanda de Gás por regiões fluminenses”, que tem como objetivo conhecer melhor o mercado consumidor e entender a expectativa de demanda no curto, médio e longo prazos, e assim, descobrir qual o potencial de consumo de gás natural no estado fluminense.

A Firjan informou que quanto mais empresas participarem do levantamento, melhor para a Federação entregar uma informação mais qualificada para a indústria e agentes do mercado. Os empresários interessados em participar do projeto, devem mandar e-mail para a gerência de Petróleo, Gás e Naval da federação: petroleo.gas@firjan.com.br .

A Federação explicou que desde o início do ano vem desenvolvendo o estudo, que começou com um teste publicado em maio, no documento “Perspectivas do Gás no Rio 2021”. Agora, a gerência de Petróleo, Gás e Naval expande o levantamento para as indústrias de todas as regiões do estado. No teste do mapeamento, a demanda atual na região pesquisada está em 0,68 milhão de m3/dia; o potencial é de aumentar para 1,18 milhão de m3/dia nos próximos 5 anos e para 10,5 milhões de m3/dia em 10 anos. O preço de viabilidade apontado pelos empresários foi de US$ 6 por milhão de BTU daqui a 5 anos e de US$ 5 por milhão de BTU em 10 anos.

A Firjan pretende mapear os principais compradores, ofertantes e distribuidores; o volume de demanda, preços, segmentos de consumo, novos projetos e eventuais barreiras ao seu desenvolvimento; desse modo, a federação espera mostrar que a demanda não é só das termelétricas.