Aneel abre tomada de subsídios para expansão dos recursos energéticos distribuídos

Tomada de Subsídios 11/2021 visa receber propostas de modelos regulatórios com vistas a inserção de armazenamento, veículos elétricos, resposta da demanda, microrredes e usinas virtuais

A Agência Nacional de Energia Elétrica abriu semana passada a Tomada de Subsídios 11/2021 para receber propostas de modelos regulatórios com vistas a inserção de recursos energéticos distribuídos (RED) como o armazenamento de energia, veículos elétricos e resposta da demanda, além de microrredes e usinas virtuais.

O processo terá um prazo de 90 dias – até dia 24 de setembro – para o envio de contribuições através de formulário eletrônico, disponível nesse link. Serão coletadas dados e impressões de consumidores e agentes do mercado que irão subsidiar as decisões sobre o uso dessas tecnologias surgidas na era digital. Já os documentos que dão suporte a esta etapa estão disponíveis em outro endereço.

Segundo a Nota Técnica nº 0076/2021-SRD do regulador, os RED têm o potencial de alterar a tradicional lógica de planejamento centralizado da expansão e operação das redes de distribuição, trazendo o consumidor para o centro da questão e inserindo novas camadas de complexidade para a gestão do setor elétrico.