A Vara Federal Cível e Criminal da SSJ de Altamira (PA) decidiu liminarmente que a Norte Energia (Nesa) deverá adotar o hidrograma com vazão reduzida, diferente do hidrograma de consenso, constante do licenciamento ambiental da UHE Belo Monte (PA, 11.233 MW). Com essa decisão, a concessionária deverá manter a redução da energia gerada pela hidrelétrica, pois a decisão leva a uma maior liberação de água para a Volta Grande do Xingu e menos água para o canal que liga o rio à casa de força principal.

Segundo comunicado da Nesa, a companhia afirma que está tomando as medidas cabíveis contra a decisão liminar de 1ª instância atendendo pedido do Ministério Público Federal.

De acordo com relatório da concessionária em seu site, a vazão no sítio Pimental, estava com afluência prevista para esta terça-feira, 29 de junho, em 3.569 metros cúbicos por segundo enquanto a vazão defluente estava em 1.854 m³/s. Já para Belo Monte os dois volumes são de 1.721 m³/s.

A Nesa é formada pela Eletrobras com 49,98% sendo a holding com 15%, a Chesf com 15% e Eletronorte com 19,98%, Neoenergia possui 10%, Petros e Funcef cada uma com 10%, Aliança Energia com 9%, Sinobras 1%, Amazônia Energia (Light e Cemig) com 9,77% e J Malucelli Energia com 0,25%.