O Grupo Energisa criou um espaço dedicado à inovação, criatividade, à troca de experiências entre seus colaboradores e também com parceiros e clientes. A empresa inaugurou o Energisa Digital Labs, um centro de excelência em advanced analytics e inteligência artificial.

O objetivo, segundo o grupo, é construir tanto produtos e serviços voltados para os clientes quanto soluções que desenvolvam o setor elétrico brasileiro. De 2020 até o fim deste ano, a previsão de investimentos da companhia em inovação é de cerca de R$ 350 milhões.

O espaço físico, que foi construído no escritório da empresa no Rio de Janeiro, traduz o ambiente de inovação, troca e aprendizado que se respira atualmente dentro do Grupo Energisa. Sediado em sala digital e interativa, o Energisa Digital Labs permite a colaboração com unidades distantes e remotas e será um vetor fundamental de aceleração da transformação digital na empresa. O centro irá impulsionar, desta forma, a cultura de dados e a maneira ágil de se trabalhar, em todas as distribuidoras e empresas do Grupo Energisa, hoje presente em 24 estados.

Segundo a empresa, o Energisa Digital Labs também tem a missão de desenvolver habilidades de ciência e engenharia de dados nas várias unidades de negócios do grupo, disseminando e descentralizando o conhecimento, e fortalecendo a cultura de inovação na companhia. Para tanto, foi montada uma equipe multidisciplinar, com perfis profissionais complementares como estatísticos, matemáticos, físicos, engenheiros, cientistas de dados, designers, arquitetos e desenvolvedores. O Grupo ressalta que o projeto está aberto a parcerias e que um dos objetivos é estreitar conexões com principais players do mercado, incluindo startups e instituições científicas.