A Agência Nacional de Energia Elétrica vai abrir entre os dias 30 de junho e 13 agosto consulta pública para colher subsídios para o aprimoramento da minuta do contrato de concessão que vai regular a exploração pela empresa oriunda privatização da FDA Geração de Energia Elétrica, do potencial de energia da UHE foz do Areia (PR – 1.676 MW), de propriedade da Copel GT. A usina é a maior da Copel.

Em 2001 a concessão da usina havia sido prorrogada pelo prazo de 20 anos. Em consequência da repactuação do GSF,  o termo final da outorga de concessão da hidrelétrica foi alterado para 17 de setembro de 2023. Em dezembro de 2019, a Copel GT apresentou pedido de transferência de titularidade da concessão da usina para a sua subsidiária integral FDA Geração de Energia Elétrica, obtendo a anuência da Aneel.

Já em março de 2020, a Copel protocolou correspondência para o Ministério de Minas e Energia, manifestando a intenção de privatização, mediante a venda do controle da FDA por meio da alienação do seu controle acionário, em conformidade com o Decreto nº 9.271, de 2018.

Em agosto do mesmo ano, o MME informou à Aneel sobre o pedido para nova outorga de concessão da UHE e solicitou minuta de contrato de concessão da usina para sua inclusão no edital de desestatização da FDA, bem como a estimativa do seu Valor Novo de Reposição, nas formas integral e em ativos não depreciados e não amortizados.