Levantamento da Bloomberg New Energy Finance mostra que os preços do metal das baterias se recuperaram fortemente no primeiro semestre do ano, incentivando a entrada em operação de novas produções. A China manteve o controle sobre a indústria química de baterias, com a maior participação de mercado para todos os cinco principais metais de bateria. A diversificação da cadeia de abastecimento global exigiria investimentos significativos de regiões como a Europa e a América do Norte. De acordo com o relatório da BNEF, a demanda por baterias terá forte crescimento nesta década. Em 2030, sob o Cenário de Transição Econômica de menor custo da BNEF, a demanda anual por baterias de íon-lítio passará de 2,7 TWh por ano. A demanda anual total da bateria em 2030 é 35% maior do que na previsão do ano passado, em grande parte devido às expectativas de maior demanda de veículos elétricos de passageiros.
Ainda de acordo com o levantamento da BNEF, os preços mais altos do metal podem influenciar a adoção da química, mas não a absorção de veículos elétricos. Os altos preços das matérias-primas podem resultar em uma mudança significativa no mix de química da bateria. Os fabricantes de automóveis poderiam mudar para a química de fosfato de ferro-lítio, o que reduziria o desempenho de alguns veículos. Mas isso permitiria que a eletrificação do transporte continuasse inabalável. Nese cenário FFL do BNEF, a participação do metal nas implantações de armazenamento estacionário em 2030 salta de 23% para 53% nesta perspectiva, ao custo dos maiores químicos de níquel.
O carbonato e o hidróxido de lítio devem ser suficientemente fornecidos até pelo menos 2025. O hidróxido pode sofrer uma escassez em 2027, conforme a demanda por produtos químicos de alto níquel aumenta. Um risco importante é que cerca de 35% do crescimento projetado da oferta de agora até 2025 virá de conversores integrados de espodumênio em hidróxido na Austrália. Esses projetos são caros e têm um histórico de atrasos. Se o comissionamento desses conversores australianos for atrasado, pode haver uma escassez de hidróxido em 2025.
O mercado de sulfato de níquel permanece em equilíbrio no curto prazo, apesar do aumento da demanda esperado nos próximos cinco anos. A demanda doméstica na China foi relativamente baixa, já que algumas montadoras estão mudando para produtos químicos FFL. Isso terá impacto limitado na adoção de químicas catódicas de baterias ricas em níquel e, como tal, o mercado de sulfato de níquel pode cair para um déficit de 128 mil toneladas métricas já em 2024.
No início do ano, a BNEF previu que o mercado de níquel mudará para um sistema de dois níveis de precificação do níquel para incentivar ainda mais o investimento em oferta adicional de níquel classe 1 para bateria. No final do primeiro semestre de 2021, não houve desenvolvimentos concretos em direção a essa mudança tão necessária na dinâmica de precificação no mercado de níquel.
Já o mercado de cobalto provavelmente terá um superávit estreito este ano. Mineiros de grande escala e artesanais produzirão cerca de 166.434 toneladas de cobalto em 2021. A demanda por cobalto, no Cenário de Transição Econômica de menor custo da BNEF, chegará a 163.121 toneladas em 2021, levando a um excedente de 3.313 toneladas este ano. Este excedente projetado dependerá da capacidade dos produtores artesanais de aumentar a oferta.